Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Caminhante




Desço a rua devagar saboreando o silêncio frio da madrugada, queria poder fechar os olhos, e saborear os cheiros ausentes há tanto tempo, os sons que ecoam na memória. Caminho, caminho muito, com vontade de nunca parar de andar. Uns sapatos duram-me pelo menos dois anos, este Inverno dura há vinte. Por aqui os sonhos não morrem, andam coxos o resto da vida. As pessoas sobem e descem escadas das estações de comboio em silêncio resignado. Eu só lhes vejo os calcanhares e os sapatos se for a subir, e as cabeças se for a descer. Sonhar é tacitamente proibido. Sonhar foi-me vedado à nascença, e quando sonhava era como se tivesse os olhos cheios de nuvens e não conseguia distinguir nada. No entanto precisei de fugir para poder sonhar com clareza, abrir as asas à madrugada no silêncio do isolamento, do frio ou da distância física, ou pelo menos iludir-me disso. Ainda não me arrependi. Mas não consigo concluir nada. Se um dia me colocarem um epitáfio podem escrever “aqui jaz fulano, nunca acabou nada daquilo que começou”. E por isso sinto como que um estranho vazio, misto de tristeza nostálgica e insatisfação, onde antes a esperança ocupava lugar. Apesar de tudo continuo a caminhar, nem sei bem porquê, apenas como se isso fosse uma premissa para estar vivo. Caminhar para não pensar nas coisas que me atormentam diariamente como o significado do amor, da vida e muito menos da sua conclusão. Sinto-me desorientado e distante. Distante de mim mesmo. Como se eu não fosse eu, mas sim outro, um usurpador que tivesse tomado o meu lugar, e controlasse as minhas ações mas não o meu pensamento. Esse paira no ar à volta do usurpador que afinal sou eu, usurpador de mim mesmo, incompleto, insatisfeito, inquieto. E no entanto caminho, caminho muito, com medo de parar e acabar a caminhada.


©Alexandre Alves-Rodrigues 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentadores de bancada