Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

E Venham os Romenos!





Esta noite sonhei com romenos. Nunca na minha triste vida tinha sonhado com romenos. Já sonhei com mortos-vivos, que voava, que caía, que andava de moto com os olhos enevoados, enfim com muita coisa, mas com romenos, nunca (vejam bem, romenos, o rapaz endoidou!!)Aposto que não existe nenhum português a residir em Manchester, Reino Unido que tenha sonhado com romenos. Também não deve existir nenhum com a mesma  forte pancada que eu, aposto. 

Pois bem, no meu sonho havia uma partida de futebol entre um clube romeno ou a selecção romena, não me lembro e uma qualquer outra equipa, que não interessa nem é para aqui chamada, porque o sonho é meu e pronto. O mais caricato é que vinham autocarros e autocarros cheios de romenos com ar de tudo menos de adeptos de futebol (que têm um ar característico). Eram pessoas de meia-idade com ar de agricultores portugueses (pronto agora é que fundiu os fusíveis este), de boné à agricultor, casaco de cabedal preto à agricultor e calças de tecido à agricultor. 

O pior é que me vejo de repente, assim mesmo, de repente, num mercado nocturno cheio de romenos (os tais dos autocarros) a vender peixe e marisco em caixas de madeira no mercado que diziam pixiu e mariscu (no meu sonho aquilo era romeno para peixe e marisco, pronto. Não sei romeno, só sei que é uma língua latina). O que é certo é que de repente, outra vez, me vejo num autocarro vazio da Rodoviária Nacional (UTIC AEC) sentado por trás do condutor, a queixar-me que isto está cheio de romenos, que vieram para o jogo de bola, mas afinal se põem a vender pixiu e mariscu (o desplante desta gente!) no mercado. 

De repente (nos meus sonhos passa-se de um sitio para o outro assim mesmo, sem linearidade) estou de novo noutro mercado, acho que o de Bolton (tal é a loucura que vai nesta cabeça quando dorme) e vejo uma excursão de romenos dirigir-se a mim a perguntar-me como é que se ia para o jogo de futebol (pronto, mandem vir o colete-de forças que este só lá vai assim). Eu disse-lhes: no mesmo autocarro que me trouxe aqui! E eles: então é você que veio o caminho todo a falar mal de nós ao condutor do autocarro romeno que nos trouxe (então não era da Rodoviária Nacional??) . E pronto foi isto o meu sonho que foi interrompido pelo meu filho às três da manhã a chorar. 

A partir daí já não dormi mais; fiquei o resto da noite numa espécie de torpor a pensar em romenos, no fuzilamento do Ceausecu, no Palácio do Povo, em Dacias (que são bem baratinhos e vêm para o Reino Unido em Janeiro do ano que vem), nas duas ex-alunas romenas a quem dei aulas no ano passado, no Vlad Dracul (o empalador) e nas ciganas romenas que nos querem lavar os vidros do carro nos semáforos à entrada da Mancunian Way. 

Haja quem entenda isto. É caso de psiquiatria, não é?



©Alexandre Rodrigues 2012
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentadores de bancada