Número total de visualizações de páginas

sábado, 12 de novembro de 2016

Olha-me nos Olhos



Rain, particularly to a child, carries distinct smells and colours.
George Steiner




Gostaria tanto que tivesses entendido todas as palavras que te disse. Foi no tempo em que nos perdíamos a conversar naquelas tardes de Sábado; entre um Outono de esperança e uma Primavera de desilusão. As horas do mundo passavam lá fora. Sem darmos por isso, da janela do teu quarto, contemplava-se uma cidade. O céu de permeio como testemunha e risadinhas de anjos lá fora no terraço solarengo. As nuvens reflectidas nos teus olhos teimavam em olhar para o chão do meu rosto tão assimétrico, tão marcado, tão desengraçado. Escondias chuvas no teu olhar doce. Eu, provavelmente, escondia segredos nos meus. Se ao menos ali tivesse encontrado as chaves de tudo o que havia para dizer.... Teriam chovido os meus olhos e do teu rosto sairia a explicação das dores. A chuva, nas crianças, carrega cheiros e cores distintas. Éramos a antítese um do outro.

Pensar que nos sentámos tão juntos. Como dois aprendizes de pianista tocando uma valsa desajeitada a quatro mãos. Lado a lado. Os nossos joelhos e nossas mãos ocasionalmente…. Acabámos por nunca tocar música juntos. Resolvemos ser desafinados um do outro. E, no entanto, no peito dos desafinados também bate um coração…. Porquê essas nuvens, que se refletiam nos teus olhos, nunca quererem abrir a chave dos meus? Terei sido eu que nunca os elevei para te encarar? As veredas do tempo mancham as visões do passado. Mas lembro-me do que te diziam meus olhos em silêncio. E da curiosidade que me devastava em saber se…? O que pensavas de mim? O que pensas tu de mim? Um peripatético patético, um triste tristonho rendido à sua fealdade ou um obtuso obcecado? Soubesses apenas quantas vigílias transpus. Toda a minha existência se rendeu à tua formosura e tu mal deste por isso. Como foste capaz de acreditar no valor nominal do meu silêncio? Não era isso que meus olhos narravam. Como era perverso o calar dos meus lábios…. Distraia-te com encantamentos. Sonhava enfeitiçar-te. Era de vidro o meu riso. E, no entanto, nunca te deixaste seduzir…. Mas reconhecias-me a inteligência dos sábios. Quão equivocada estavas. O mais idiota dos idiotas, o mais pateta dos patetas; um orgulhoso platónico se apresentou diante ti. E nenhum de nós sabia o que fazer com isso.
_________________________________ " " ___________________________________

Numa era tão estranha e fascinante como esta que agora vivemos, podemo-nos encarar à distância nos reflexos de nós, imóveis. Poisamo-los por todo o lado no éter vago das fibras ópticas. Podemos tentar trespassar as nuvens do nosso olhar e contemplar o que anos silenciaram. Um de nós por vergonha, o outro por demasiada bondade. Mas o que uma fotografia pode transmitir senão um olhar num curto momento? E assim permanece para sempre imutável. Seria o mesmo que escutar uma palavra numa fracção de segundo. Provavelmente só ouviríamos um som órfão. Ou metade de um som. Como um som morredoiro na boca de um defunto. Nunca chegamos a ouvir a música completa.

O que mais almejo neste momento é pegar na tua mão. Apenas isso. Comtemplá-la na minha e imaginar como seria. Como seria tocar um piano a quatro mãos contigo, onde as mãos se entrecruzassem e entrelaçassem? Como seria a nossa valsa? Como seria se as nuvens dos nossos olhos, mesmo no silêncio, se derramassem? E uma chuva dissesse aos olhos um do outro aquilo que cada boca tem calado? Tudo isso permanecerá em silêncio. Porque hesito em acreditar que alguma vez as nossas mãos se encontrem ou nossos olhos capazes de chover. 


Le cœur a ses raisons que la raison ne connaît point.
Blaise Pascal

© 2016 Alexandre Alves-Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentadores de bancada