Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Science’s First Mistake. Delusions in Pursuit of Theory



Estive hoje na Universidade onde agora dou aulas a assistir a uma interessante palestra com um dos autores deste livro (o outro esteve presente via Skype) sobre a desconstrução do processo de conhecimento e a subsequente teoria, ou seja a discussão das circunstancias pelas quais todos os princípios científicos são construidos. As implicações para a teoria e o método foram discutidas contra quatro conceitos fortemente interrelacionados e que são de interesse para todas as disciplinas cientificas: observação, paradoxo, ilusão e acima de tudo auto-referencia.
Ao conversar com o professor  Ian Angell fiquei com a impressão de que para ele nem a ciência nem a religião se podem auto-proclamar como absolutas, porque se auto-referenciam e porque partem de observações limitadas da realidade que não correspondem necessariamente ‘a verdade. No entanto ele não é contra a ciência nem contra a religião (porque úteis dentro de certos contextos), apenas alerta no livro para os perigos que certos conceitos matemáticos e por isso abstractos levam alguns cientistas a quer “forçar” uma realidade que não existe (o infinito, realidade quântica, universos paralelos, o zero). Como perguntou Einstein, porque é que a física tem de se basear em conceitos matemáticos?
Com muitas referencias a grandes filósofos e cientistas que ajudam a por em causa alguns dos actuais métodos científicos este é um livro certamente polémico que deve ser lido por cientistas e por aqueles que tem interesse e curiosidade na ciência.
O livro está disponível em PDF gratuitamente em: http://sciencesfirstmistake.files.wordpress.com/2010/07/sciences_first_mistake_angelldemetis.pdf ou se quiser gastar dinheiro também existe em formato papel na Amazon.co.uk
Para uma melhor compreensão das ideias dos autores vale a pena também visitar: http://www.sciencesfirstmistake.com/









 Ian Angell é Professor de Sistemas de Informacao na London School of Economics. 

 




 Dionysios Demetis é professor associado no Grupo de Sistemas de Informacao na London School of Economics.

2 comentários:

  1. Hum, parece fixe. É para juntar ao dueto Thomas Kuhn e Karl Popper, que hei-de ler um dia (quando tiver tempo!)

    Mas mudando radicalmente de assunto, hoje comprei o volume 1 e 2 (a 3€ cada!) de uma colectânea de contos noruegueses, que só pode ser coisa boa. Chama-se "Trold - Histórias do Mar do Norte". Se quiseres levar um para ler ao Daniel, eu empresto.

    ResponderEliminar

Comentadores de bancada