Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Vagabundo




Caspar David Friedrich: Der Wanderer über dem Nebelmeer, 1818


I
Foi por ti que ontem, indefinidamente abandonei a Primavera
Vagabundeio solitário por esse mundo fora, o coração uma cratera;
Tão profunda como os misteriosos mares de lágrimas feitos
Tão ampla e frágil como o rol de todos os meus defeitos.

Foi por ti que caí na armadilha, em silêncio por mim próprio urdida,
Deixei que me deixasses entrar na tua torre de marfim, tua ajuda concedida.
Impaciente de amores, esgotado da incerteza, da desconfortável escuridão,
Buscando furtivamente entender-te, concluir em ti o fim da minha estranha solidão.

Quando aquela carta cansada poisou no teu regaço com alguma petulância,
Sabia de antemão que tu, aspiracional, irias responder com amigável relutância.
Só por verbos conjugados me soube expressar, onde esperavas uma atitude,
Mas eu, imaturo dos segredos das mulheres, só reagi com lastimável ineptitude,

II
Foi por ti que então desapareci, renunciei ao misterioso e supremo prazer,
Aos jardins de delícias de outros primores renunciei renitente comprazer.
No teu ninho não havia lugar para este pássaro ferido enfim descansar,
Nem espaço nos teus lábios carmim onde a minha boca sempre quis poisar.

Foi por ti, que me retirava, impetuoso para os frios e nevados montes,
Onde chorei nas margens desses antigos rios as suas pálidas e gélidas fontes.
Descrente dos homens pois me tornava, meditando ambígua contra-manobra,
Longe do teu mundo para mim sempre oculto e secreto pequena sombra.

Foi por ti que bebi em goles de bruto, o xadrez do avultado desgosto,
Imaginando que assim, iludido, desaguava no mar a memória do teu rosto.
Tanto que fiquei maldisposto, e de tal arte até me tornei pálido, afásico,
Em minha Arrábida te amaldiçoei até me tornar num eloquente amnésico.

III
Foi por ti que tantas vezes nos temporais destes nortes me reencontrei,
Insubmisso desse meridiano calor, do sol que te acalenta, ao qual renunciei.
E do mesmo modo, asseveras que alguém aquece dentro da pele o teu coração;
Para mim nada mais é que ferida aberta, arde sem possível suturação.

Foi por ti, quando a Portugal me perguntaste se alguma vez tornaria,
Para debaixo do mesmo azul desse céu dos teus mundanos e afluentes prazeres,
Que de coração duvidoso do que ouvia pensei; só por ti de vez voltaria.
Mas foi para fora que de estoma te respondi; não, só em vagar de lazeres.

IV
Foi por ti, quando falas de outras culpas e remorsos, que abotoei o casaco,
E peguei nas lembranças, do que poderíamos ter sido, como a um saco.
Bebi de limões doces querendo espremer laranjas azedas por vulgar desacato,
Virei costas ao teu pequeno mundo que me parece por demais obscuro, caricato.

Foi por ti que ainda sonho com o dia, em que dos anos perdidos a vida retomámos.
E se achas que agora já é tarde; nos frutos deste afastamento desabrochámos,
Como num realista folhetim onde um sonho ainda está por cumprir, o outro rematado.
Quero que saibas que do mundo saltaria fronteiras só para te ter, por um minuto afortunado.

É por ti quando nada mais restar destes dias de vazia desilusão,
Quando a minha alma se fartar dos céus de Munique, Manchester, Turim,
E o mundo para nós, vivência estranha nos desprezar, será em jeito de conclusão
Que eu te abraçarei, terno, já perto de conhecer o meu derradeiro fim.



©Alexandre Rodrigues 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentadores de bancada