Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Velhice


Finalmente chegou. Aquilo que eu mais receava quando jovem: o dia em que me iriam convidar para um jantar de antigos alunos da Escola Secundária. Um grupo iniciado no Facebook, o re-encontro (online) com antigos colegas e pronto: um jantar marcado algures em Maio em local a designar. E quando começam a desenrolar as antigas fotos… de há vinte anos atrás, é o golpe final na minha esperança de eterna juventude.

Sempre pensei que a minha precoce queda de cabelo fosse o golpe final, mas não. Quando o meu cabelo começou a desaparecer misteriosamente do alto da minha cabeça e a testa a ficar cada vez maior, eu ainda me sentia um jovem. Quando a Sofia engravidou pensei: agora é que é. Engano. Nós passamos a velhos no dia em que nos convidam para jantares de antigos alunos. É como um ritual tribal de iniciação ‘a idade adulta, mas desta vez para o patamar seguinte das nossas miseráveis existências. Toda a gente anda a pensar: vai ser uma noite e pêras, como nos “bons velhos tempos”. Engano puro e duro. Porque estamos exactamente vinte anos mais velhos, casados ou juntos, a maioria com filhos, cansados de uma carreira que não teima em sair do mesmo sitio e visivelmente irascíveis depois das dez da noite porque já não temos paciência para as palhaçadas que fazíamos antigamente e porque também já não aguentamos dois copos de vinho tinto seguidos sem adormecermos logo de seguida. 

Tudo isto para dizer que quando re-ver os agora velhos colegas e os ainda mais velhos professores que nos aturavam, creio que vou ter um choque quando vir tanta gente cuja imagem jovem ainda orbita na minha mente e, das duas uma: ou tenho um AVC logo ali ou vou-me sentir imensamente deprimido. 

E no entanto estou ansioso por esse dia chegar. A vida é f…tramada

1 comentário:

  1. :) A Vida passa a correr Alexandre.

    Sendo mais novo do que tu uns 8 anos +- já começo a sentir na pele esse feeling, ver no presente pessoas que tínhamos uma imagem de outrora na mente é sem dúvida um sentimento confuso, mas como diz o ditado "relembrar é viver" e é bom que isso aconteça, é sinónimo que estamos vivos.

    Um abraço!

    ResponderEliminar

Comentadores de bancada